free logo - http://www.sparklee.com

sparkle - http://www.sparklee.com

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Google Chrome mais rápido

Complementos e opções ocultas do navegador para deixá-lo ainda mais ágil do que de costume.


Com o navegador instalado e atualizado, abra a Chrome Web Store e você verá um imenso conjunto de extensões, apps, games, players de música e clientes para redes sociais prontos. As extensões que mencionamos aqui foram projetadas para deixar o Chrome mais leve, ágil e eficiente.
FastestChromecomo dá pra imaginar pelo nome, esta extensão tem algumas ferramentas que ajudam a economizar tempo no uso do navegador. Entre elas um recurso que mostra a definição de uma palavra selecionada, além de uma opção para procurar seu significado em quatro mecanismos de busca diferentes. Ela também transforma URLs em links clicáveis, e o recurso Endless Page carrega automaticamente a próxima página de um site, para que você não perca tempo clicando em “Next” e esperando ela carregar.
turbinarchrome_fastestchrome-360px.jpg
Mostrar o significado de palavras selecionadas é um dos recursos do FastestChrome
Google Quick Scrollesta extensão o leva diretamente aos termos pelos quais você pesquisou em um site. A cada vez que você clicar em um link nos resultados de uma busca, uma pequena janela contendo uma amostra do texto destacado no resultado irá aparecer no canto inferior direito da janela do navegador. Clique nela para ser levado automaticamente ao trecho destacado na página, sem ter que ficar procurando por ele manualmente.
Chrome Toolboxinstale esta extensão para abrir múltiplos marcadores com um só clique, salvar os dados de um formulário não enviado (evitando sua perda caso a aba ou navegador sejam fechados inesperadamente), modificar o comportamento das abas, ampliar imagens e vídeo e, no geral, tornar o Chrome duas vezes mais útil do que já é.
Experimente por sua própria contaPara acessar as opções experimentais ocultas no Google Chrome, abra o navegador, digite chrome://flags/ na barra de endereços do navegador e tecle Enter. Você será levado a uma página contendo várias opções experimentais, algumas das quais podem afetar diretamente o desempenho. Aqui nós normalmente publicaríamos um aviso de que lidar com opções experimentais pode causar problemas, mas a Google cuidou disso. A primeira coisa que você vê quando abre a página com elas é o seguinte aviso:
AVISO: Estes recursos experimentais podem ser alterados, cancelados ou desaparecer a qualquer momento. Não oferecemos qualquer garantia sobre o que possa acontecer ao ativar algum desses experimentos: seu navegador pode inclusive entrar em combustão espontânea. Brincadeiras à parte, o navegador pode excluir todos seus dados ou comprometer sua segurança e privacidade de maneira inesperada. Experimentos ativados serão habilitados para todos os usuários do navegador, portanto tenha cautela ao prosseguir.”
turbinarchrome_alertaflags-360px.jpg
As opções ocultas são úteis, mas podem causar problemas
Recomendamos cautela, embora a maioria das opções que iremos mencionar a seguir possa, no máximo, causar erros na exibição das páginas. As sete a seguir são de especial interesse, e dependendo da configuração de seu sistema e sua versão do Chrome, podem ou não estar ativadas por padrão:
Substituir a lista de renderização do software (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): faz com que o navegador ignore uma lista interna e ative a aceleração via GPU em sistemas não suportados. Se ativada pode melhorar o desempenho de jogos, animações e vídeos.
Criação de GPU em todas as páginas (vale para Mac, Windows e Linux): força o uso da GPU para acelerar a composição de todas as páginas, e não apenas aquelas que contém camadas de conteúdo (como gráficos 3D e vídeo) normalmente acelerado. Se ativada, pode resultar em um pequeno ganho geral de desempenho. 
Composição de thread (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): em sistemas com múltiplos núcleos, cria uma segunda “thread” (tarefa) dedicada à composição das páginas. Habilitar esta opção pode resultar em mais suavidade ao rolar uma página, mesmo que a thread principal do navegador esteja ocupada com outras coisas.
Desativar tela 2D acelerada (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): impede que a GPU seja usada para a aceleração de elementos 2D (como imagens e texto), e usa o processador para realizar o processo via software. Se seu PC tem uma GPU de baixo desempenho ou integrada e uma CPU poderosa, ativá-la pode resultar em ganho no desempenho.
Desativar animações CSS aceleradas (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): normalmente animações via CSS são executadas na mesma thread de composição da página. Executá-las separadamente pode resultar em ganhos de desempenho.
Filtros SVG acelerados por GPU (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): usa a GPU para acelerar a composição e exibição de efeitos em imagens vetoriais no formato SVG. Ativá-la pode acelerar a carga e exibição de sites que usam intensamente este recurso para a criação de sombras e outros efeitos visuais.
Desativar GPU VSync (vale para Mac, Windows, Linux e Chrome OS): gamers provavelmente estão familiarizados com o termo Vertical Sync, ou VSync. Ativar esta opção desabilita a sincronização do navegador com a taxa de atualização de imagem de seu monitor. Assim, a GPU pode exibir um novo quadro de imagem assim que ele estiver pronto, sem ter de esperar pelo monitor. Isso resulta em mais quadros por segundo (FPS).
Dependendo dos drivers de vídeo e versão do sistema operacional instados em seu PC, além da versão do Chrome, algumas destas opções podem não ter efeito nenhum no desempenho. Ainda assim vale a pena experimentá-las, visitando seus sites favoritos logo em seguida para ver se há algum benefício.
Em nossa experiência, desligar “Desativar tela 2D acelerada” e ativar “Criação de GPU em todas as páginas” produziu os melhores resultados. Por outro lado, habilitar a opção “Desativar GPU VSync” produziu artefatos e erros de exibição em nossas máquinas de teste, equipadas com o Windows 8, em sites com animações em HTML5.
Estabelecer os benefícios (ou prejuízos) de cada uma das opções experimentais mencionadas acima foi um tanto difícil. Conseguimos observar diferenças no desempenho quando rodamos testes rápidos usando o BrowserMark, da Rightware, e alguns dos testes disponíveis no site Internet Explorer Test Drive, criado pela Microsoft para mostrar alguns dos recursos do IE 10.
turbinarchrome_ietest-360px.jpg
O Internet Explorer Test Drive tem vários testes para medir o desempenho do navegador
Com todas as opções de aceleração por hardware desabilitadas o nosso portátil Acer TravelMate, rodando o Chrome v22.0.1229.96 em um processador Intel Core i3 com 8 GB de RAM e o Windows 8 Pro) conseguiu 314,359 pontos no BrowserMark e uma taxa de 16 quadros por segundo no teste Bubbles do IE Test Drive.
Habilitando as opções “Criação de GPU em todas as páginas” e “Composição de Thread” resultou em um aumento na pontuação no BrowserMark, para 351,492 (quase 11%), mas nenhum impacto no benchmark Bubbles. Habilitando outros recursos e desabilitando o VSync conseguimos chegar a 361.687 pontos, mas o benchmark Bubbles não era exibido corretamente. Ativar novamente o VSync corrigiu o problema, e elevou a taxa de quadros para 27 FPS. Mais especificamente, desligar a opção “Desativar tela 2D acelerada” foi o que aumentou os resultados no Bubbles. 
Se você já tem um PC rápido e mantém software, drivers e navegador sempre em dia, o Chrome provavelmente já está usando algum tipo de aceleração, e seu desempenho deve ser muito bom. Ainda assim, modificar algumas das opções ocultas pode resultar em desempenho extra, de graça, algo que nunca é ruim.
http://idgnow.uol.com.br